Formadores:
Enfº Especialista Dulce Carvalho, H. Pediátrico de Coimbra
Objectivos:
Desmistificar mitos e crenças;
Analisar instrumentos de avaliação da dor com utilidade clínica;
Treinar a elaboração da história da dor;
Conceber cuidados preventivos e de tratamento da dor;
Treinar algumas técnicas não farmacológicas de tratamento da dor;
Problematizar a reorganização das unidades de cuidados.
Metodologia:
Aplicação de questionário com análise em grupo;
Análise de casos práticos em grupo;
Demonstração e treino de: entrevista para elaboração de história da dor, avaliação da dor e técnicas não farmacológicas.
Programa:
I - Introdução: PNLCD e unidades de dor
II - Definições de dor
III - Mitos e crenças
IV - Principais teorias da dor
1. Anatomofisiologia e consequências da dor
2. Algumas síndromes dolorosas particulares
V - Factores que influenciam a experiência dolorosa (percepção e resposta)
VI – Avaliação da dor
1. Principais indicadores de dor, sua especificidade e sensibilidade
2. História de dor: elementos a considerar de acordo com o contexto
3 Métodos e instrumentos de avaliação da dor com utilidade clínica ao longo do ciclo vital
4. Critérios de selecção, aplicação e interpretação dos instrumentos de avaliação da dor de acordo com:
4.1. idade da pessoa
4.2.tipo de dor: aguda e crónica
4.3. situação clínica
4.4. portador ou não de deficiência
VII - DIRECTRIZES DE CONSENSO NOS CUIDADOS À PESSOA COM DOR
1. Filosofia de cuidados e princípios orientadores
2. Aspectos éticos e legais dos cuidados à pessoa com dor
3. Tratamento farmacológico: farmacocinética e farmacodinâmica, métodos de administração e especificidades ligadas à idade. Fármacos não opióides, opióides, adjuvantes, anestésicos locais
4.Tratamento não farmacológico:
4.1. estratégias cognitivas
4.2. cognitivo -comportamentais
4.3. comportamentais
4.4. ambientais
4.5. físicas
4.6. emocionais
4.7. outras
5. Protocolos: vantagens e modelos de concepção
VIII - Casos práticos: Análise, discussão e exemplificação
1. Colheita de dados (história de dor), planeamento, execução de técnicas (farmacológicas e não farmacológicas) e avaliação
2. Propostas de reorganização das unidades de saúde (recursos, metodologias de trabalho, protocolos, legislação)
3. CIPE e dor
Destinatários
Enfermeiros e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) e Alunos de Enfermagem