Formadores
Dra Filomena Conceição, Dra Luísa Bandeira, Dra Rosa Balreira
Fundamentação
A formação permanente tem uma importância cada vez maior no desenvolvimento técnico-científico de qualquer área profissional. Os profissionais de saúde, nomeadamente, os enfermeiros, têm vindo a desenvolver acções de formação com esse objectivo.
Contudo, existe uma necessidade no aperfeiçoamento na área pedagógico e didáctica, de modo a preparar e aprofundar competências que lhe permita um desempenho mais adequado e de maior qualidade na função formativa.
Por outro lado, a legislação exige que os formadores se encontrem devidamente certificados. No entanto, existem ainda algumas carências (pelo menos em algumas áreas de conhecimento) de formadores devidamente certificados. Este curso vai decerto contribuir para a diminuição dessas carências.
A formação permanente tem uma importância cada vez maior no desenvolvimento técnico-científico de qualquer área profissional. Os profissionais de saúde, nomeadamente, os enfermeiros, têm vindo a desenvolver acções de formação com esse objectivo.
Contudo, existe uma necessidade no aperfeiçoamento na área pedagógico e didáctica, de modo a preparar e aprofundar competências que lhe permita um desempenho mais adequado e de maior qualidade na função formativa.
Por outro lado, a legislação exige que os formadores se encontrem devidamente certificados. No entanto, existem ainda algumas carências (pelo menos em algumas áreas de conhecimento) de formadores devidamente certificados. Este curso vai decerto contribuir para a diminuição dessas carências
Objectivos
Situar o papel do formador no sistema onde desenvolvem a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável; Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, tendo em conta a facilidade do processo de aprendizagem pela selecção e aplicação de métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados; A operacionalização da formação pela definição de objectivos; operacionais e pelo controle de resultados; Autoavaliar-se face ao perfil de competências desejado
Programa
O formador face aos sistemas e contextos de formação; Simulação Pedagógica Inicial; Factores e Processos de Aprendizagem; Comunicação e Animação de Grupos; Métodos e técnicas pedagógicas; Objectivos Pedagógicos; Avaliação da Aprendizagem; Recursos Didácticos; Planificação da Formação; Plano de Sessão; Simulação Pedagógica Final; Acompanhamento e avaliação da formação; Propostas de intervenção pedagógica
Destinatários
Profissionais de Saúde: Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Diagnóstico
Sessões teóricas e práticas
Número de formandos
16