Investigação em
Enfermagem nº 5

Fevereiro 2002

EDITORIAL

É chegada a altura de enviar para a tipografia mais um número da Revista Investigação em Enfermagem, desta feita o número 5, com data de capa de Fevereiro de 2002. Antes de mais, importa desejar um bom ano de trabalho a todos os nossos leitores.
Neste número contamos com a publicação do resumo de uma investigação subsídiada pela Comissão de Fomento de Investigação em Cuidados de Saúde do Ministério da Saúde. Trabalho com o título “Adaptação à paraplegia traumática”, desenvolvido com metodologia qualitativa, da autoria de Fernando Henriques, professor na Esc. Sup. Enf. Bissaya Barreto. A abordagem é muito interessante  chegando à conclusão, entre outras, de que “a qualidade de vida das pessoas com paraplegia parece não depender tanto do problema da não integridade corporal, tal com encontrou Dijkers (1997), mas sobretudo da integração familiar, da reintegração profissional e social.”
No âmbito de uma dissertação de mestrado em Ciências de Enfermagem, a Professora Clementina Longarito da ESE de Viana do Castelo, aborda “O ensino clínico: A importância da orientação e a construção do saber profissional”. É seu objectivo reflectir em torno de questões e situações relacionadas com a formação inicial em contexto prático.
De Filomena Cândido do Hospital  S. Francisco Xavier, apresentamos um artigo sobre “Parentesco e regularidade das visitas: Apreensão e satisfação com as informações de saúde”.
De uma equipa de três colegas, Carlos Costa, Celeste Dias e Manuela Costa, provenientes do Hospital Curry Cabral e do Centro de Alcoologia do Sul, publicamos “um estudo não experimental, descritivo sobre 5 profissões que na literatura e na clínica são consideradas stressantes e de risco para o alcoolismo”.
“As atitudes dos utentes no que respeita à educação para a saúde no âmbito da vacinação antitetânica” é o título do quinto artigo incluido neste número. Estudo realizado junto dos utentes do Centro de Saúde de S. Martinho em Coimbra, leva as autoras Paula Cristina e Lina Isabel a concluir com uma interrogação: “Porque é que os enfermeiros, não são os principais transmissores da informação relativa à vacina antitetânica, já que principalmente a eles compete divulgar o PNV?”
Um último artigo, tem a origem na Universidade de Medellin, da autoria de duas colegas columbianas, Silvia e María Consuelo e de uma colega mexicana, Rosa Nájera. O artigo faz o balanço da Investigação Panamericana de Enfermagem entre 1989-1998. Optámos por publicar este artigo mantendo o texto em castelhano, já que sabemos da sua fácil leitura.
Duas outras notas: A primeira para referir que ainda não foi possível publicar neste número, os títulos, as palavras-chave e os resumos dos artigos em língua inglesa. Sabendo da sua importância estamos a trabalhar para o concretizar em breve.
Uma segunda referência, para partilhar convosco a “sobrevivência” da RIE a uma rasteira. É que, já com a revista paginada e artigos maquetizados, pronta a entrar na gráfica para imprimir, detectamos que outro periódico publicou um artigo com título igual, dos mesmos autores e texto tal e qual, o que haveria de sair nesta edição. Francamente, existe uma ética de investigação e uma conduta para a divulgação dos resultados de investigação.  Trata-se de um conjunto de princípios gerais a que se deve atender e pelos quais a RIE pugna, sendo que, estão bem expressos desde o número 1 nas nossas normas de publicação,  ponto 2 - Responsabilidades Éticas (vide pág. 75 deste número).

Paulo Queirós
 


 

 
Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 3-25

Adaptação à paraplegia traumática
FERNANDO MANUEL DIAS HENRIQUES(*)

Palavras chave: Paraplegia; Deficiência motora; Adaptação, Lesão medular traumática.

Ao longo de alguns anos desenvolvemos a nossa actividade como enfermeiro num serviço onde pudemos constatar grandes diferenças na forma como as pessoas com Lesão Medular Traumática (LMT) encaravam as suas limitações físicas e como perspectivavam o futuro. Perante idênticas lesões e deficiências, algumas pessoas, davam sinais de superar quer física quer psicologicamente a sua deficiência, apresentando-se conformadas e perspectivando novas formas para a sua vida futura, enquanto outras se mostravam angustiadas e deprimidas desde o primeiro momento, não colaboravam nos cuidados, e pareciam não ser capazes de encarar o seu futuro. Tal como Gagnon (1996) perguntamo-nos, porque será que certos indivíduos conseguem bons níveis de readaptação funcional e social após um traumatismo vertebro-medular, enquanto que para outros, esse processo é muito mais difícil, mesmo que os níveis e o tipo da lesão sejam semelhantes. As lesões medulares traumáticas (LMT), apesar de terem uma incidência relativamente baixa comparativamente com outras patologias, atingem um número considerável de pessoas, constituindo uma situação trágica face à quase sempre irreversibilidade de algumas lesões, uma situação que surge de forma súbita e inesperada, numa população predominantemente masculina e na faixa etária dos 16 aos 30 anos como indica Lobosky (1996), o que pode levar a alterações profundas na capacidade de adaptação ao ambiente, com alteração da imagem corporal que o indivíduo construiu ao longo dos anos.
A paraplegia é uma deficiência em que a pessoa passa a utilizar uma cadeira de rodas, embora possam existir em alguns casos outras soluções, surgindo algumas alterações típicas nos aspectos fisiológicos. O indivíduo fica sem controle motor e sensitivo dos membros inferiores e de parte da região do tronco e abdómen, à qual se associam alterações nas funções vesical, intestinal e sexual, para além de outras, normalmente de dimensões mais desprezíveis. A deficiência significa desde logo diminuição, numa sociedade onde o ser saudável, robusto e ágil é valorizado face à fragilidade, inabilidade ou doença. Apesar dos muitos obstáculos, muitas pessoas conseguem altos níveis de adaptação e desenvolvem uma vida razoável, conseguindo desenvolver as actividades fundamentais à sua vida, superando a sua deficiência.

(*)Professor na ESEBB
Trabalho subsídiado pela Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde, Ministério da Saúde.


 

Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 26-33
O ENSINO CLÍNICO: A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL
CLEMENTINA SOUSA LONGARITO(*)

Palavras chave: Ensino clínico; Dificuldades; Orientação; Agentes formativos; Saber profissional.

Resumo: Pelo presente trabalho procura-se reflectir em torno de questões e situações relacionadas com a formação inicial em enfermagem, designadamente, em contexto prático, enquanto espaço tempo propiciador e potencializador do desenvolvimento de capacidades e habilidades conducentes à construção de competências profissionais nos futuros enfermeiros. O estudo decorreu em duas unidades de Medicina, que habitualmente recebem alunos, e após o término do estágio de Enfermagem Médica do 2º ano do Curso de Bacharelato em Enfermagem. A população alvo constituiu-se pelas equipas de enfermagem e equipas docentes dos dois serviços. Para o efeito, a nossa opção metodológica orientou-se para uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória descritiva, utilizando como instrumento de colheita de dados um questionário construído, essencialmente por questões abertas. O sistema de categorização e o processo de análise percorre as áreas temáticas orientadoras do questionário e estrutura-se em torno de seis unidades de análise. Sem tentar fazer generalizações, dadas as limitações do estudo, a análise e interpretação global dos resultados permite retirar algumas conclusões:

A orientação dos enfermeiros é favorecedora:
- da integração nos serviços;
- da resolução de problemas;
- do desenvolvimento da destreza técnica.

A orientação dos docentes propicia o desenvolvimento:
- da destreza técnica;
- de capacidades crítico-reflexivas;
- de capacidades de planeamento de cuidados;
- de técnicas de entrevista de apreciação inicial;
- de capacidades de educação para a saúde.
Como conclusão geral poder-se-á afirmar que a orientação partilhada entre enfermeiros e docentes é importante para o desenvolvimento do saber agir profissional, apesar da existência de alguma indefinição no papel que cabe a cada um. Por outro lado, são os próprios enfermeiros que apelam para que as escolas encontrem dinâmicas de maior aproximação e envolvimento com as equipas de enfermagem, na preparação dos estágios, e às instituições que lhes criem melhores condições para poderem exercer uma orientação mais individualizada.

* Docente na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo. Mestre em Ciências de Enfermagem. Trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado.


 

Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 34-39
PARENTESCO E REGULARIDADE DAS VISITAS: APREENSÃO E SATISFAÇÃO COM AS INFORMAÇÕES DE SAÚDE
MARIA FILOMENA DA SILVA CÂNDIDO(*)

Palavras chave: Família; Doente; Informação de saúde apreendida; Atitude; Satisfação.

Resumo: Neste Trabalho de Investigação procurei saber se o facto da pessoa que visita o doente ser ou não familiar influencia no tipo de informação transmitida, na satisfação em relação a essa informação, ao local onde é dada e ao modo como é transmitida e saber se o facto de visitarem ou não regularmente o doente influencia no tipo de informação transmitida e na satisfação em relação a essa informação. O estudo foi feito num serviço de Medicina de Mulheres de um Hospital Central de Lisboa. Coloquei as hipóteses que me pareceram pertinentes, escolhi uma amostra do tipo probabilística e apliquei como instrumento de colheita de dados um formulário que validei devidamente   e um questionário de variáveis sócio-demográficas. Os dados foram tratados estatisticamente, utilizando estatística descritiva e inferencial e os resultados foram colocados em gráficos e tabelas. Neste relatório apresento o essencial deste trabalho em que o objectivo principal era após saber qual a opinião dos familiares em relação a estas questões, pertinentes, segundo a minha opinião, poder adoptar atitudes que permitissem à família obter neste campo o máximo de satisfação.

* Bacharel em Enfermagem, executando funções como Enfermeira Graduada no Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital São Francisco de Xavier de Lisboa.

 


 

 
Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 40-47
PROFISSÕES DE RISCO PARA O ALCOOLISMO? SUAS IMPLICAÇÕES/DA PREVENÇÃO AO TRATAMENTO
CARLOS ALBERTO Q. COSTA (*)
MARIA CELESTE M. DIAS (**)
MARIA MANUELA B. COSTA (***)

 

Resumo: Efectuou-se um estudo não experimental descritivo sobre 5 profissões que na literatura e na clínica são consideradas stressantes e de risco para o alcoolismo: Medicina, Enfermagem, Advocacia, Ensino e Engenharia. A amostra (N=69), constituída por 45 homens e 24 mulheres, foi seleccionada entre os doentes alcoólicos que acorreram à consulta de primeira vez do Centro Regional de Alcoologia de Lisboa (CRAL), dos anos 1996 a 1999. Como Grupo Comparativo utilizou-se uma Amostra (N=30) também seleccionada no CRAL. Os indivíduos da Amostra iniciam os consumos excessivos mais tardiamente que os restantes alcoólicos, sendo a diferença apenas significativa para os homens (p<0,005). Num “corte” aos 25 anos para os homens e aos 30 anos para as mulheres, a diferença mantém-se significativa (respectivamente p<0,05 e p<0,03). Excluindo o tabaco, as mulheres recorrem mais à poliadicção que os homens (p<0,025). Tais resultados sugerem que, nestas profissões, o stress seja um factor determinante na génese do alcoolismo.

* Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Mestrando em Terapias Comportamentais e Cognitivas da U. L. H. T. Enfermeiro Chefe – Hospital Curry Cabral
** Enfermeira Chefe - Centro Regional de Alcoologia do Sul
*** Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Enfermeira Especialista - Hospital Curry Cabral


 

Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 48-61
AS ATITUDES DOS UTENTES NO QUE RESPEITA À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO ÂMBITO DA VACINAÇÃO ANTITETÂNICA
PAULA CRISTINA DO PRANTO SOUSA (*)
LINA ISABEL GONÇALVES FRIAS(**)


Palavras chave: Atitudes; Educação para a Saúde; Tétano; Vacina Antitetânica

Resumo: A partir do problema: “as atitudes dos utentes no que respeita à educação para a saúde (ES), no âmbito da vacinação antitetânica”, foi desenvolvido um estudo do tipo descritivo-analítico, transversal, numa amostra não probabilistica, com os seguintes objectivos: “conhecer quais as atitudes dos utentes em relação à ES, no âmbito da vacinação antitetânica, realizada pelos enfermeiros do Centro de Saúde de São Martinho do Bispo (CSSMB) (sede)” e “verificar em que medida os conhecimentos estão relacionados com as atitudes dos utentes face à vacinação antitetânica”. Foi elaborado e aplicado um inquérito a 50 utentes seleccionados aleatoriamente. Foram analisadas as variáveis em estudo, através da distribuição de frequência para cada uma. Para testar as hipóteses elaboradas, aplicou-se o teste do Qui-quadrado e o teste t de Student. Conclui-se que: A maioria dos utentes: sabe o que é o tétano, têm a vacina antitetânica actualizada, nunca foram informados no Centro de saúde (CS) acerca da periodicidade da vacina; o médico é o principal informador. Em relação às hipóteses, concluiu-se que: existe relação entre a informação transmitida no CS; a crença na utilidade da informação recebida e a situação vacina dos utentes inquiridos e que não existe relação entre a idade; sexo; habilitações literárias; profissão e situação vacinal dos utentes do CSSMB.
* Enfermeira no Hospital S. José - Lisboa
** Enfermeira no Hospital Nª Senhora da Graça - Tomar


 

Revista Investigação em Enfermagem (2002), nº5 - Fevereiro: 62-71
LA INVESTIGACIÓN PRESENTADA EN LOS COLOQUIOS PANAMERICANOS DE INVESTIGACIÓN EN ENFERMERÍA: 1989-1998
SILVIA ORREGO SIERRA(*)
MARÍA CONSUELO CASTRILLÓN AGUDELO(**)
ROSA MARIA NÁJERA(***)

Palabras clave: Investigación en enfermería; producción de conocimentos

Resumen: El objetivo es examinar la naturaleza de las investigaciones efectuadas por profesionales de enfermería en América Latina de 1988 a 1998. Metodología: Se documenta el estado actual de la investigación latinoamericana en el campo la enfermería mediante un análisis cuali-cuantitativo de los estudios publicados en las memorias de los seis Coloquios Panamericanos de Investigación Enfermería celebrados durante el período de 1988 e 1998. Se describen las características y procedencia de los investigadores; se clasifican por temas investigaciones presentadas, identificando las áreas que han tenido mayor desarrollo; se examinan las metodologías y técnicas de investigación empleadas, y se explora en qué medida se institucionalizado la investigación en el campo la enfermería en América Latina. Los resultados muestran un incremento de los trabajos presentados en los coloquios por los países participantes; al ejercicio de la práctica investigativa de grupos; la presencia de investigación cualitativa que produce conocimiento que no sería accesible por otros medios y hace visibles procesos, perspectivas contextos que aportan al conocimiento del objeto de la disciplina que es el cuidado de enfermería. Se observa, además, que los investigadores son personal docente en su mayor parte y que en América Latina aún no se logra institucionalizar la investigación en el campo de la enfermería; los temas de estudio más frecuentes se relacionan con la salud pública, los recursos humanos, la investigación clínica y el cuidado de enfermería. Los Coloquios Panamericanos de Investigación en Enfermería (CPIE), han sido motor importante para el desarrollo de la investigación de enfermería en la Región; Las memorias de estos eventos son importantes para difundir los conocimientos producidos; la investigación cualitativa aunque incipiente aporta al desarrollo de la disciplina de enfermería; se requiere la conformación de grupos, líneas y redes de investigación en enfermería en América Latina y confrontar las tendencias y perspectivas teóricas y metodológicas entre la comunidad científica, además, la construcción de una clasificación de la investigación en enfermería que facilite la comunicación entre pares y la formación de redes de investigadores.

* Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
** Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
***ALADEFE.UAM-Xochimilco, México. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.