Sinais Vitais WEB

02 junho 2022
Eventos
Decorreu no dia 27 de Maio de 2022 no Auditório do Metropolitano de Lisboa o Seminário Reabilitação Cardiorespiratória, no qual se fez um enquadramento da reabilitação cardíaca em Portugal, Analisaram-se as mais recentes práticas em termos de reabili...
31 maio 2022
Ciência e técnica
XII CONGRESSO GESTÃO DE FERIDAS COMPLEXAS - DA CIÊNCIA BÁSICA À INOVAÇÃO23 E 24 DE SETEMBRO DE 2022AUDITÓRIO DO FÓRUM LISBOA FICHA DE INSCRIÇÃO saiba mais em www.sinaisvitais.pt DIA 23 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA 8:30h - ABERTURA DO SECRETARIADO E ENTRE...

Duração: 7h
Horário: 09:00 às 13:00h e das 14:00h às 18:00

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55 a 113 pessoas /100.000 habitantes, estimando-se entre 350.000 a 700.000 indivíduos afetados por ano só na Europa. A análise efetuada aos equipamentos de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) utilizados logo após uma paragem cardíaca, indica uma elevada percentagem (76%) e vítimas com um incidente arrítmico (Fibrilhação Ventricular) na base das situações de paragem cardiorrespiratória.
Desta análise conclui-se que a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico, sendo que a atuação para a resolução da situação deverá ser enquadrada pela designada Cadeia de Sobrevivência.

Objetivos Gerais:
Adquirir competências que lhe permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

 Objetivos Específicos:
Compreender o conceito da cadeia de sobrevivência,
Identificar os riscos potenciais quer para a vítima quer para o reanimador;
Saber reconhecer uma vitima em PCR;
Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR;
Compreender o conceito e os procedimentos para executar manobras de suporte básico de vida;
Saber como e em que situações se coloca uma vitima em PLS;
Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.

Tipo/Nível da Ação: Ação de Formação de Nível 3

Destinatários: Profissionais de saúde e leigos.

O curso só decorrerá com um número mínimo de 6 formandos e máximo de 24 formandos, por grupo. Caso este número mínimo não seja alcançado os participantes inscritos transitarão automaticamente para as datas seguintes.

Equipa pedagógica
a. Gestor: Célia Pratas
b. Coordenador Pedagógico: Carlos Margato
c. Formadores: Grupo Reanimasau

Regime de Faltas: Não são permitidas faltas

Validade da Formação: A formação é válida por 5 anos, contados a partir da data do último dia da formação

Certificação:
No final do curso, o formando que o realizar com aproveitamento, receberá o respetivo certificado de competência em SBV, certificação INEM e Ordem dos Enfermeiros

Inscrição:
Condições de Candidatura:
-Preenchimento de ficha de candidatura, disponível em ficha de candidatura.
Critérios de selecção por ordem de prioridade:
- Ordem de chegada da inscrição à Formasau
Pagamentos:
Propinas: 85€

Observações:
Formação acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 1.1 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).