Índice do artigo

 Sinais Vitais nº 79 Julho de 2008

 

Editorial

A Revista Sinais Vitais está de luto.
No dia 15 de Julho foi a enterrar o Sr. Enfermeiro Leonel da Silva Pereira.
O Enfermeiro Leonel, como era conhecido, foi sócio fundador da Revista Sinais Vitais.
A sua vida profissional foi quase exclusivamente nos Hospitais da Universidade de Coimbra, a quem deu muito do seu esforço e da sua inteligência, era um homem com uma visão das coisas da saúde, da Enfermagem e do mundo como há poucos..O Leonel pensava sempre á frente.
Conheci-o, era ele o meu chefe no Serviço de Neurotraumatologia dos HUC, nos idos anos 80. Um chefe exigente de que muitos tinham medo, mas quando se trabalhava com ele não havia quem não o admirasse pela sua perspicácia o seu envolvimento, porque ele sabia sempre muito bem o que queria, e o que queria era sempre o melhor para os seus doentes e para os seus colaboradores.
Foi um Chefe que sempre apostou muito nos seus Enfermeiros, apoiando e incentivando a formação em serviço como forma de desenvolvimento pessoal, mas também como forma de desenvolvimento profissional, pois como dizia para fazer bem é necessário saber bem.
Era um homem inteligente detentor de uma cultura invulgar, ao que concerteza não era alheia a sua licenciatura em história, dava gosto ouvi-lo. Gostava de pesca e não perdia os almoços ou jantares na Mariazinha, com o seu grupo de amigos, que prezava acima de tudo.
A vida entretanto pregou-lhe algumas partidas e a doença acabou por levá-lo do nosso convívio.
A Enfermagem ficou mais pobre.
Do Enfermeiro Leonel, do chefe, do Homem e sobretudo do amigo vai ficar uma eterna saudade.

Obrigado.

António Fernando Amaral