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AS COMPETÊNCIAS E OS NOVOS PARADIGMAS

Luís Miguel Nunes de Oliveira
Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Nota introdutória
Todos somos unânimes quando afirmamos que as discrepâncias na interpretação de conceitos dificultam a comunicação. Por outro lado, também sabemos que diminuímos os problemas de comunicação utilizando os mesmos conceitos. Assim, este artigo pretende reflectir:

• O contributo para a compreensão e análise do conceito de competência(s);

• O contributo para a construção do conceito de competência profissional em enfermagem, numa altura em que o Modelo de Desenvolvimento Profissional criado pela Ordem dos Enfermeiros (2009), se apresenta como um modelo profissional baseado num sistema de certificação de competências e onde o papel dos enfermeiros é primordial;

• A gestão de competências, muito mais do que uma forma de gerir, como uma filosofia de desenvolvimento de talentos nas empresas/organizações.

Sabemos que através da gestão de competências podemos orientar as acções das pessoas com o intuito de construir uma organização eficaz, isto é, aquela que atinge as suas metas e objectivos. Que ela é uma ferramenta de enorme utilidade para a gestão de recursos humanos, sendo actualmente um dos principais métodos para diagnosticar, moldar e melhorar a gestão de recursos humanos.